quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Feridas Cicatrizadas ...

As pérolas são feridas curadas,
são produtos da dor.
Resultado de uma substância estranha
ou indesejável no interior da ostra,
como um parasita ou um grão de areia.
A parte interna da concha de uma
ostra é uma substância
lustrosa chamada nécar.

Quando um grão de areia penetra
as células do nécar
começam a trabalhar e cobrem o grão
de areia com camadas e mais camadas para
proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado,
uma linda pérola é formada.

Uma ostra que não foi ferida de algum modo,
não produz pérola,
pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Você já se sentiu ferido pelas
palavras rudes de alguém?
Você já sentiu que seu
mundo está para desmoronar,
que nada dá certo,
que os problemas rondam você?
Você já foi acusado
de ter dito coisas que não disse?
Suas idéias já foram rejeitadas?
Então produza uma pérola!

Cubra sua dor, suas mágoas,
suas rejeições sofridas
com camadas de amor.

Lembre-se apenas
de que uma ostra que
não foi ferida jamais
poderá produzir pérolas.
E que as pérolas são
feridas cicatrizadas.
O processo de produzir a
pérola é a resposta que um pequeno
ser pode dar ao insulto que recebe,
ao estranho que entra no
seu mundo e que o machuca.
Podemos dizer então que a
pérola é a resposta
da ostra quando machucada.

Eu não sei o que
você faz das suas dores.
Eu não sei o que você faz dos
insultos que recebe.
Eu não sei o que você faz das
dificuldades na sua vida.

Eu não sei como
é que você lida com aquilo
que nós consideramos sofrimento.
Eu só sei que a sabedoria nos ensina
que quando uma dor nos toca,
de alguma forma,
uma redenção já se aproxima,
porque a redenção só é possível no
momento em que a gente descobre
o significado do sofrimento.

Há pessoas que sofrem por sofrer.
Há pessoas que descobrem o
significado do sofrimento.

E você já parou para pensar que,
quanto mais uma pessoa sofre,
mais histórias ela tem para contar depois?
E que quanto maior é o sofrimento
maior é o ensinamento que fica dele?

Eu sei que é difícil,
eu sei que não é fácil
utilizar-se dessa linguagem.
Eu sei que na prática,
quando o sofrimento nos envolve,
é difícil a gente descobrir
um significado para ele.
Mas nós não podemos
negar que a gente vai
ficando sábio à medida que a gente
vai descobrindo o jeito de lidar
com a vida.

Que todas as suas feridas possam,
em breve,
se transformar em pérolas!

AUTOR: Pe. Fábio de Melo
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 03 de Dezembro de 2.010.

Nenhum comentário: