QUANDO A DOR NOS VISITAR

O que faz doer nem sempre
tem causa aparente.
Dor é um acontecimento sem datas.
Prolonga-se no tempo
e contraria todas as regras
dos argumentos.

Eu não sei o que dói.
Eu não sei quando começou doer.
O que sei é que a dor é a identificação
mais profunda da condição humana.
Dela é que nasce
a expressão do cuidado.

A dor sinaliza que algo
precisa ser curado,
que algo carece de presença,
olhar atento e esforço redobrado.

Dores são diversas.
São físicas, emocionais,
psíquicas.
Dores de toda hora,
de vez em quando,
ao cair da tarde,
com o chegar das primeiras
estrelas ou com os
primeiros raios de sol.

Dores não conhecem o tempo.
Chegam quando querem.
Elas se acomodam nos
cantos da alma,
nos centros das carnes e ficam.

Os que já sofreram muitas
dores aprenderam a
lidar com elas.
Elas amadurecem.

Eu tenho um amigo travando
uma luta ferrenha com essas
visitantes estranhas.

Os olhos brilhavam um pouco mais.
O sorriso que lhe é tão próprio
não se desfez em nenhum momento,
mas apenas cedeu lugar para
uma forma mais sublime de sorrir.

Era a dor chegando com
sua lousa e giz,
pronta pra ensinar.
Ele tem sabido aprender.
Tenho orgulho do meu amigo e sei,
que mais cedo ou mais tarde,
eu receberei as lições desse aprendizado.

Sofri com ele, mas de longe.
Não posso ficar ao lado.
Eu experimento a dor à distância.
Experimento a dor que tem sido minha,
e que de alguma forma é
a dele também.

Dores criam esquinas inesperadas.
Não sabemos dar nome ao
que nos faz sofrer,
soframos abraçados aos que
nos amam de verdade.

AUTORIA: Padre Fábio de Melo
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 09 de Junho de 2.011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vença hoje!

Não desista!

Ser alguém