terça-feira, 30 de julho de 2013

A importância de ser você mesmo

Certo dia, um samurai, 
que era um guerreiro muito orgulhoso, 
veio ver um Mestre Zen.

Embora fosse muito famoso, 
ao olhar o Mestre, 
sua beleza e o encanto daquele momento, 
o samurai sentiu-se repentinamente inferior. 
Ele então disse ao Mestre:
 -"Pôr que estou me sentindo inferior? 
Apenas um momento atrás, 
tudo estava bem.

Quando aqui entrei, 
subitamente me senti inferior 
e jamais me sentira assim antes. 

Encarei a morte muitas vezes, 
mas nunca experimentei medo algum. 
Pôr que estou me sentindo assustado agora?" 
O Mestre falou: 
-"Espere. 
Quando todos tiverem partido, 
responderei".

Durante todo o dia, 
pessoas chegavam para ver o Mestre, 
e o samurai estava ficando mais e mais 
cansado de esperar.

Ao anoitecer, 
quando o quarto estava vazio, 
o samurai perguntou novamente: 
-"Agora você pode me responder 
pôr que me sinto inferior?". 
O Mestre o levou para fora. 
Era um noite de lua cheia e a lua 
estava justamente surgindo no horizonte. 
Então o Mestre disse: 
-"Olhe para estas duas árvores: 
a árvore alta e a árvore pequena 
ao seu lado. 
Ambas estiveram juntas ao 
lado de minha janela durante anos 
e nunca houve problema algum".

A árvore menor jamais disse à maior: 
-"Pôr que me sinto inferior diante de você?" 
Esta árvore é pequena e aquela 
é grande - este é o fato, 
e nunca ouvi sussurro algum sobre isso". 

O samurai então argumentou: 
-"Isto se dá porque elas não podem se comparar". 
E o Mestre replicou: 
-Então não precisa me perguntar. 
Você sabe a resposta.

Quando você não compara, 
toda a inferioridade e superioridade 
desaparecem. 
Você é o que é e simplesmente existe. 
Um pequeno arbusto ou uma 
grande e alta árvore, 
não importa, 
você é você mesmo.

Uma folhinha da relva é tão 
necessária quanto a maior das estrelas. 
O canto de um pássaro é tão 
necessário quanto nós, 
pois o mundo será menos rico se 
este canto desaparecer.

Simplesmente olhe à sua volta. 
Tudo é necessário e tudo se encaixa. 
É uma unidade orgânica: 
ninguém é mais alto ou mais baixo, 
ninguém é superior ou inferior. 
Cada um é incomparavelmente único. 
Você é necessário e basta.

Na natureza, 
tamanho não é diferença. 
Tudo é expressão igual de vida!

TEXTO DE:
Não encontramos fonte
ou autoria deste texto em nossos 
arquivos e na internet.
Caso saiba e queira nos ajudar,
fineza nos informar através do e-mail
mensagem@toninholima.com.br,
para darmos os créditos merecidos a
quem o escreveu.
* * * * *
Texto lido no programa 
"Madrugada Viva Liberdade FM" 
no quadro 
"Momento de Reflexão" 
no dia 31 de Julho de 2.013.

Nenhum comentário: