Homenagem ao Trabalhador

A ideia que temos sobre 
"trabalho" 
é herdada de um conceito 
formado em uma sociedade 
do tempo da idade media onde 
a ideia de trabalho era vista como 
um castigo dado por Deus 
ao homem que nos arremete 
a pensamento judaico cristão 
que formaram este conceito 
a partir da historia do 
gênesis cap 3 onde Deus 
castiga a mulher a dores 
de parto e ao homem 
ao trabalho duro para 
poder se alimentar, 
por isso é comum vermos 
as pessoas associando 
a palavra trabalho a castigo, 
a servidão, a escravidão, 
ou a provação.

É comum vermos em 
nossa sociedade atual e nas 
famílias a ideia de que trabalho 
é coisa de gente de classe baixa, 
pois temos o conceito de 
que as pessoas comuns e sem 
acesso a educação e a informação 
estão destinadas a viverem uma 
vida de trabalho penoso 
para que quando conseguirem 
se aposentar ter seus efêmeros 
restantes dias de vida 
dependendo de um salario minimo
 e de uma aposentadoria, 
como se isto fosse o grande 
fim ultimo de uma vida 
sem propósitos.

Por isso temos a atitude 
de dizer aos nosso filhos 
a partir da ideia que 
temos sobre o trabalho 
" menino vai estudar para que 
amanha você 
não seja um faxineiro, 
um lixeiro, 
um borracheiro veem 
o trabalho manual como 
um castigo, 
o problema e que damos 
mais enfase a dinheiro ao 
e status como ideal da vida 
não o trabalho em si como algo 
que dignifica o ser humano 
pois ele esta contribuindo para 
um bem-estar de uma sociedade, 
não importa seu oficio 
desde que o faça com amor 
e dedicação e se sinta 
realizado com isso, 
o trabalho por si ja é a realização!

Exemplos claros disso
 são os professores, 
médicos, bombeiros, 
policiais, e muitos outros, 
que arriscam suas 
vidas muita das vezes por 
um salario baixo, 
mas fazem isto com honra 
e dignidade e voltam para 
sua casa com a cabeça 
erguida e com a sensação 
de dever cumprido.

O meu trabalho é a minha obra! 
Eu me vejo no que eu faço, 
não naquilo que falo e penso, 
o meu trabalho é a minha 
casa é a minha família.

Todas as vezes que 
trabalhamos seja qual for 
o oficio vejo o que 
faço meu trabalho,
 se não for assim estou alheio, 
portanto fico sem 
o reconhecimento e isto 
causa frustração insatisfação 
ai me sinto alienado, 
por isso ame o que o você faz!

Trabalho cansa mas não 
necessariamente causa estresse, 
isso tem a ver com o seu resultado.

Obrigado a todos os trabalhadores
E trabalhadoras que fazem deste país
Um lugar melhor e mais feliz.

Parabéns a todos pelo dia do trabalho.

TEXTO DE: Procura-se
* * * * *
Texto lido no programa 
"Madrugada Viva Liberdade FM" 
no quadro 
"Momento de Reflexão" 
no dia 01 de Maio de 2.014. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva