terça-feira, 29 de abril de 2014

Homenagem ao Trabalhador

A ideia que temos sobre 
"trabalho" 
é herdada de um conceito 
formado em uma sociedade 
do tempo da idade media onde 
a ideia de trabalho era vista como 
um castigo dado por Deus 
ao homem que nos arremete 
a pensamento judaico cristão 
que formaram este conceito 
a partir da historia do 
gênesis cap 3 onde Deus 
castiga a mulher a dores 
de parto e ao homem 
ao trabalho duro para 
poder se alimentar, 
por isso é comum vermos 
as pessoas associando 
a palavra trabalho a castigo, 
a servidão, a escravidão, 
ou a provação.

É comum vermos em 
nossa sociedade atual e nas 
famílias a ideia de que trabalho 
é coisa de gente de classe baixa, 
pois temos o conceito de 
que as pessoas comuns e sem 
acesso a educação e a informação 
estão destinadas a viverem uma 
vida de trabalho penoso 
para que quando conseguirem 
se aposentar ter seus efêmeros 
restantes dias de vida 
dependendo de um salario minimo
 e de uma aposentadoria, 
como se isto fosse o grande 
fim ultimo de uma vida 
sem propósitos.

Por isso temos a atitude 
de dizer aos nosso filhos 
a partir da ideia que 
temos sobre o trabalho 
" menino vai estudar para que 
amanha você 
não seja um faxineiro, 
um lixeiro, 
um borracheiro veem 
o trabalho manual como 
um castigo, 
o problema e que damos 
mais enfase a dinheiro ao 
e status como ideal da vida 
não o trabalho em si como algo 
que dignifica o ser humano 
pois ele esta contribuindo para 
um bem-estar de uma sociedade, 
não importa seu oficio 
desde que o faça com amor 
e dedicação e se sinta 
realizado com isso, 
o trabalho por si ja é a realização!

Exemplos claros disso
 são os professores, 
médicos, bombeiros, 
policiais, e muitos outros, 
que arriscam suas 
vidas muita das vezes por 
um salario baixo, 
mas fazem isto com honra 
e dignidade e voltam para 
sua casa com a cabeça 
erguida e com a sensação 
de dever cumprido.

O meu trabalho é a minha obra! 
Eu me vejo no que eu faço, 
não naquilo que falo e penso, 
o meu trabalho é a minha 
casa é a minha família.

Todas as vezes que 
trabalhamos seja qual for 
o oficio vejo o que 
faço meu trabalho,
 se não for assim estou alheio, 
portanto fico sem 
o reconhecimento e isto 
causa frustração insatisfação 
ai me sinto alienado, 
por isso ame o que o você faz!

Trabalho cansa mas não 
necessariamente causa estresse, 
isso tem a ver com o seu resultado.

Obrigado a todos os trabalhadores
E trabalhadoras que fazem deste país
Um lugar melhor e mais feliz.

Parabéns a todos pelo dia do trabalho.

TEXTO DE: Procura-se
* * * * *
Texto lido no programa 
"Madrugada Viva Liberdade FM" 
no quadro 
"Momento de Reflexão" 
no dia 01 de Maio de 2.014. 

Nenhum comentário: