Cada pessoa tem seu valor

Um samurai,
conhecido por todos
pela sua nobreza
e honestidade,
veio visitar um
monge Zen em busca
de conselhos.

Entretanto,
assim que entrou no
templo onde o mestre rezava,
sentiu-se inferior,
e concluiu que,
apesar de toda a sua
vida lutando por justiça
e paz, não tinha
sequer chegado perto
ao estado de graça
do homem que tinha
à sua frente.

- Por que estou
me sentindo tão
inferior?
– perguntou,
assim que o monge
acabou de rezar.
– Já enfrentei a
morte muitas vezes,
defendi os mais fracos,
sei que não tenho nada
do que me envergonhar.
Entretanto,
ao vê-lo meditando,
senti que minha vida
não tinha a menor
importância.
- Espere.
Assim que eu tiver
atendido todos que
me procurarem hoje,
eu lhe darei a
resposta.

Durante o dia inteiro
o samurai ficou sentado
no jardim do templo,
olhando as pessoas
entrarem e saírem
em busca de conselhos.
Viu como o monge
atendia a todos com
a mesma paciência
e o mesmo sorriso
luminoso em seu rosto.
Mas o seu estado
de ânimo ficava cada
vez pior,
pois tinha nascido
para agir,
não para esperar.

De noite,
quando todos já haviam partido,
ele insistiu:
- Agora o senhor pode
me ensinar?
O mestre pediu
que entrasse,
e conduziu-o até
o seu quarto.

A lua cheia brilhava
no céu,
e todo o ambiente
inspirava uma profunda
tranquilidade.

- Está vendo esta lua,
como é linda?
Ela vai cruzar todo
o firmamento,
e amanhã o sol tornará
de novo a brilhar.
Só que a luz do sol
é muito mais forte,
e consegue mostrar
os detalhes da paisagem
que temos à nossa frente:
árvores, montanhas,
nuvens.

Tenho contemplado
os dois durante anos,
e nunca escutei a lua dizendo:
por que não tenho
o mesmo brilho do sol?

Será que sou inferior
a ele?
- Claro que não
– respondeu o samurai.
– Lua e sol são coisas
diferentes,
e cada um tem sua
própria beleza.
Não podemos comparar
os dois.
- Então,
você sabe a resposta.

Somos duas pessoas
diferentes,
cada qual lutando
à sua maneira por
aquilo que acredita,
e fazendo o possível
para tornar este
mundo melhor;
o resto são apenas aparências.

TEXTO DE: Procura-se
Fineza nos informar através do e-mail:
mensagem@toninholima.com.br
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 09 de Junho de 2.015.
* * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links
de propagandas
deste blog você ajuda a
Campanha Natal Solidário
que promovemos há 20 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva