Capacidade de amar

Se você não consegue
lidar com os limites
dos outros,
é porque você não
consegue lidar com
os seus limites.
A rejeição é um
processo de ver-se.

Toda vez que eu
quero buscar no outro
o que me falta,
eu o torno um objeto.
Eu posso até admirar
no outro o que eu
não tenho em mim,
mas eu não tenho
o direito de fazer
do outro uma
representação
daquilo que me falta.
Isso não é amor,
isso é coisa de
criança.

O anonimato é um
perigo para nós.
É sempre bom que
estejamos com pessoas
que saibam quem
somos nós e que
decisões nós tomamos
na vida.
É sempre bom
estarmos em um lugar
que nos proteja.

Amar alguém
é viver o exercício
constante,
de não querer fazer
do outro o que a
gente gostaria
que ele fosse.

A experiência
de amar e ser amado
é acima de tudo a
experiência do respeito.

Como está a nossa
capacidade de amar?

Uma coisa é amar por
necessidade e outra
é amar por valor.
Amar por necessidade
é querer sempre que
o outro seja o que
você quer.

Amar por valor é
amar o outro
como ele é,
quando ele não
tem mais nada
a oferecer,
quando ele é um
inútil e por isso
você o ama tanto.

Na hora em que
forem embora as
suas utilidades,
você saberá o
quanto é amado!

Tudo vai ser perdido,
só espero que você
não se perca.

Enquanto você não
se perder de si
mesmo você
será amado,
pois o que você é
significa muito mais
do que você faz!

O convite da vida
cristã é esse:
que você possa ser
mais do
que você faz!

AUTORIA: Padre Fábio de Melo
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 22 de Outubro 2.015.
* * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links
de propagandas
deste blog você ajuda a
Campanha Natal Solidário
que promovemos
há 21 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vença hoje!

Não desista!

Ser alguém