O silêncio é a melhor resposta?

Sempre que escuto a frase que diz que o silêncio é a melhor resposta fico um pouco intrigada, talvez por pensar demais em seu significado. Por gostar tanto das palavras também gosto do silêncio e de toda paz que ele traz consigo. 

Mas, nem sempre o silêncio nos deixa em paz com nós mesmos e com os outros. O silêncio só é resposta quando não há dúvidas sobre o que não foi dito. 

O silêncio só é resposta quando não somos nós que esperamos ansiosamente para dizer algo ou para escutar o que tanto almejamos. Talvez não seja preciso silenciar para dar respostas aos outros, há muita má interpretação nas palavras, mas há mais ainda no silêncio. 

Talvez, não precisamos calar para silenciar, talvez o que nos falte seja aprender a falar. 

Nem sempre sabemos escolher as palavras certas para dizer algo que nos machuca e que também irá machucar o outro, nem sempre temos controle sobre o tom de voz que usamos quando lidamos com situações difíceis, com o estresse e com a pressa das palavras. 

Em casos assim silenciar é a melhor opção, pois o silêncio deve nos levar a reflexão, a pensar se realmente queremos falar o que pretendíamos e se sim, saber entoar o tom certo para o que quer dizer. 

Sempre achei que não é o que é dito que machuca, mas como escolhemos dizer, as vezes basta ter delicadeza para perceber isso e colocar-se no lugar de quem vai escutar. 

Muitas vezes estamos preparados para dizer algo, mas será que o outro está preparado para escutar? Eu amo as palavras e o poder que elas têm em transformar tudo ao meu redor e por isso aprendi a respeitar tanto o silêncio, mas o silêncio só me faz bem quando estou bem comigo, quando silenciar me faz ser alguém melhor para não machucar os outros, quando ele me leva a pensar que posso evoluir e encontrar as respostas certas nele, pois não há nada mais para ser dito. 

E é assim que minhas palavras calam, quando o silêncio fala por elas.

TEXTO DE: Textos da Ti
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 18 de Abril de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva