Um novo começo - A vida não é previsível. Ela é fluxo, mudança, ciclos.

A vida tem seus ciclos. Mesmo aquela pessoa que passa uma vida inteira vivendo da mesma forma, sem nenhuma mudança aparente, também passa por transformações.

Transformações internas, que geram novas formas de olhar para as mesmas situações.

É claro que há pessoas que têm tanto medo da mudança que vivem suas vidas sem dar oportunidade para que o novo entre, achando que isto comprometerá a segurança e o controle de suas vidas. Porém, controle e segurança são ilusórios. Tudo pode acontecer de uma hora para a outra, o inesperado sempre surge, e isto é vida.

A vida não é previsível. Ela é fluxo, mudança, ciclos. E até estes ciclos que podemos achar que se repetem, na verdade acontecem sempre numa oitava maior, numa espiral crescente.
Bom, pelo menos deveria ser assim, é a ordem natural das coisas, é a evolução. Cabe a nós permiti-la em nossas vidas e em nosso ser.

Lembro-me de um colega, na época da faculdade, que vivenciou um pequeno dilema. Ele recebeu uma oportunidade de passar seis meses nos Estados Unidos, algo que não acontece para muitos. Porém, ele dizia que a vida dele estava num momento tão bom aqui no Brasil que ele não sabia se deveria fazer a viagem.

Você já percebeu que muitas vezes as oportunidades sempre aparecem fora de hora? Eu acho que isto é como um teste para a ousadia e capacidade de adaptação do indivíduo.

Estas oportunidades são diferentes daquelas que surgem depois que começamos ir atrás delas. Estas, quando aparecem, são prontamente aceitas por nós, porque já estávamos no seu encalço.

Bom, meu colega aceitou o novo e, seis meses depois, estava de volta contando as experiências que passou naquele país.

Vou ser bem sincera com você, na época fui contra a partida de meu colega. Achava que se tudo estava bem para ele aqui, porque ele iria mudar isto?

Mas a vida ensina, a gente cresce, aperfeiçoa-se e, hoje em dia, conhecendo um pouco mais dos mistérios da vida do que antes, acho que meu colega fez a escolha certa.

A vida nunca quer nos deixar no mesmo lugar. Nem nós viemos aqui para isto. Temos que ficar atentos para os sinais que percebemos tanto fora, quanto dentro de nós.

TEXTO DE: Anna Leão
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 02 de Junho de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva