Tempo de mudanças… – Tudo muda. Nós mudamos o tempo todo…

Tudo muda. A inconstância faz parte de nossa existência. A natureza muda a todo o tempo. Nós mudamos a todo o tempo.

A vida é uma constante transformação. Em contraponto, vivemos em uma sociedade que busca a estabilidade. Seu trabalho/carreira deve ser estável. Sua vida afetiva deve ser estável.

E essa loucura contraditória nos deixa mais perdidos do que “achados”: ser bem-sucedido significa viver na constância da estabilidade. Como isso é possível?

Não há o que responder. A estabilidade é uma regra que nos é ditada desde muito cedo. Nossas buscas estão sempre pautadas na estabilidade. “Qual faculdade fazer? Como está o mercado?” E começam aí nossos brigas internas.  A vida vira aquele “estudar, graduar, estar bem empregado, viver um bom relacionamento, comprar uma casa, casar, filhos”. Ufa!

Tudo na perfeita estabilidade, claro! Afinal, a vida é igual pra todo mundo, certo? Somos tão distintos, mas nos dizem muito cedo os passos que devemos seguir. Que ironia! Criaram a receita do sucesso e ela não nos atende.

Somos muito mais versáteis do que acreditamos. Limitamo-nos na crença da constância. Sofremos por esse desencaixe, por não cumprir essa regra. Não sabemos lidar com as mudanças pois criamos um muro. Perdemo-nos dentro desse limite que nos foi imposto. Perdemos por não aceitar a realidade das mudanças. Culpamos a nós mesmos por ser a metamorfose ambulante como já cantava Raul, por não mais [necessariamente nessa ordem] sonharmos com a nossa casa, enquanto em muitos casos preferimos devorar o mundo, explorar, viver outras experiências.

Nós nos culpamos quando aos 30, aos 40 ou aos 50, queremos mudar nosso rumo. A vida já deveria estar ali construída tijolo por tijolo, faltando tão pouco para a perfeição.

Essa mesma culpa torna nossa instabilidade uma doença. E cada necessidade de transformação, torna-se um desafio que não é vivido como aventura. Sofremos ao invés de aproveitar cada mudança.

Criamos obstáculos, sabotamos a nós mesmos. Mudar vai de encontro com a nossa proclamada estabilidade. Em tudo na vida precisamos alcançar esse lugar que nos priva de nós mesmos. Precisamos de [muita] terapia para lidar com a nossa própria natureza humana. Nosso crescimento, nossa transformação, nosso florescer. Somos nossa maior barreira. Criamos outras mais que ditam regras. Essas com as quais não conseguimos viver felizes. Regras que por tantas vezes são cumpridas no automático. Regras que não concordamos, mas nos cobramos vivê-las.

Perante outros fatores, somos uma sociedade que adoece por não viver o que quer. Sofremos de culpa por não nos encaixarmos nessa vida programada. Bloqueamos nossas próprias transformações pelo caráter “instável” delas.

A vida muda. A natureza muda. E nós criamos regras que condenam tais mudanças. E desaprendemos a passar por essas etapas, acomodamos na lama para não sair do lugar comum.

Que ainda haja tempo de aceitar a nossa natureza. Que ainda haja tempo de aprender a amar cada transformação. Que tenhamos saúde para viver de forma plena cada uma delas. Que nossa vida não seja apenas sombra, que seja sempre bem vivida.

O poeta já diz: “Prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”

TEXTO DE: Ellen Pederçane
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 24 de Julho de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva