Resiliência psicológica: "Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!"

A palavra resiliência vem do Latim. Resilire, que significa recusar, voltar atrás. É também a capacidade que temos de sermos flexíveis em momentos que estamos diante das adversidades.
Essa flexibilidade é erguida por meio de um conjunto de crenças, que permitem transcender os obstáculos da vida e progredir no futuro com superação.

O resiliente é uma pessoa que, mesmo quando perde o emprego, bate o carro, é lograda pelos sócios, repete o erro de confiar em quem não deveria, morre seus pais, é traída pelo cônjuge, sofre uma decepção com um filho, passa por uma grave doença e faz uma cirurgia de risco.

Porém, ela continua, firme e forte, não se deixando abater.

E a gente se questiona: Como essa pessoa consegue?

Mas existe uma explicação para isso, não se é resiliente sozinho, apesar da resiliência ser subjetiva. A psicologia destaca que o valor do relacionamento com a família, sobretudo na infância, auxiliou na constituição da inteligência emocional da pessoa em suportar as crises que a vida traz. E a sociologia diz que o capital cultural que pessoa adquiriu de herança, transformou-lhe em resiliente.

Algumas áreas da vida estão ligadas à resiliência psicológica e cooperam para a superação das adversidades, tais como otimismo com a vida, que é habilidade de confiar no desempenho, de contornar os problemas, de ter um olhar positivo e de cultivar a esperança.

Outros fatores importantes: a força de vontade em dar sentido à vida ou de buscar a razão de viver, de posicionar-se com fé e segurança nas possibilidades que a existência oferece, enfrentando os riscos sem medo.

Além disso, o resiliente tem empatia pelas pessoas e a competência de compreender suas emoções e saber lidar com as situações difíceis que a vida impõe.

O resiliente tem autoconhecimento, uma vez que conquistou o caminho da maturidade e da sabedoria. Carlos Drummond de Andrade, escreveu: "A dor é inevitável. O sofrimento, opcional". A lucidez do poeta está falando das qualidades do indivíduo resiliente.

A neuropsiquiatria tem estudos que comprovam que nosso cérebro possui a aptidão de se modificar continuamente, ou seja, de se recuperar, mostrando que podemos nos tornar uma pessoa melhor. A música "Volta por Cima", de Paulo Vanzolini, tem muito a nos ensinar sobre resiliência.

O refrão fala: "Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".

TEXTO DE: Jackson Buonocore
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 25 de Agosto de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vença hoje!

Não desista!

Ser alguém