Resiliência: a habilidade de renascer!

Imprevistos e situações traumáticas acontecem com todos nós em algum momento da vida. Porém, nossas reações a essas situações são diferentes. Primeiro, porque ninguém é igual a ninguém, e segundo porque algumas pessoas possuem mais resiliência do que outras.

Resiliência é capacidade de renascer e de se reinventar, após momentos de dificuldade na vida. Muitas pessoas se questionam como aplicar essa habilidade e se recuperar após adversidades. A verdade é que todos temos a resiliência dentro de nós, e somos responsáveis por nossas próprias recuperações. Cabe a você enxergar suas dificuldades como oportunidades ou limitações.

As pessoas resilientes são como nós, também se sentem tristes e magoadas, quando enfrentam dificuldades. No entanto, o que as diferencia é sua capacidade de obter força, através da própria situação, para superar e seguir em frente com suas vidas, ao invés de ficarem paralisadas e desesperançosas.

Essas pessoas não são superiores ou mais desenvolvidas do que nós, apenas incorporam certos comportamentos e formas de pensar que todos nós podemos aprender e aplicar em nossas vidas. Elas aceitam a vida como ela é e buscam melhorar a si mesmas, pensam de forma mais precisa e realista, evitam tirar conclusões precipitadas e sabem que todos estamos aqui para servir a um propósito maior.

Nem sempre é fácil o processo de renascer depois de grandes decepções, mas certamente nos traz inúmeros benefícios.

Ser resiliente nos torna pessoas mais otimistas e crentes em nossa capacidade de sucesso, o que melhora as nossas manifestações em nossas vidas. Também nos dá sabedoria para identificar as causas de um problema e prevenir para que não aconteça novamente, além de nos fornecer energia e motivação para encontrar desafios e oportunidades de evolução.

As pessoas resilientes também são mais "saudáveis", física e espiritualmente, são mais felizes com sua aparência e se saem melhor em seus estudos e ocupações.
Como resultados, criam relacionamentos positivos, que estão de acordo com seu propósito e contribuem para seu crescimento.

Para encerrar, a resiliência ajuda a nos tornarmos mais bem-sucedidos e a levarmos vidas mais completas e conscientes, tornando-nos mais fortes a cada obstáculo superado.

TEXTO DE: Luiza Fletcher
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 19 de Dezembro de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva