“Ser perfeito” e “à prova de balas” são conceitos sedutores, mas não existem na realidade humana.”

Complexo de Super-Homem: “Ser perfeito” e “à prova de balas” são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana.”

Saber reconhecer e lidar com o desnível entre emoção e intelecto é um desafio que eu lhe faço neste momento.

Existe uma voz inteligente que o sabota e ela vem em sua mente quando está prestes a realizar seus objetivos, ela consegue atingi-lo tocando exatamente em pontos que já estão emocionalmente abalados, da mesma forma que alguns sintomas de doença atingem seu corpo quando a imunidade está baixa. (Emocional abalado).

Com a autoestima instável surgem alguns sintomas da ação destrutiva dessa voz/pensamento sabotador que consegue paralisar sua vida em todos os aspectos, caso não tome consciência do fato. O sinal de alerta é acionado quando o medo da reprovação o faz comportar-se como se fosse melhor que os outros ou o que é pior, faz você se sentir tão inferior, que perde até o sentido de viver, a desmotivação no trabalho se torna tão grande que não executa as tarefas com comprometimento e tudo é feito com desleixo, não se sente reconhecido e isso o torna limitado e sem expectativas positivas.

No relacionamento conjugal, as cobranças de si mesmo e a autoperfeição confundem os sentimentos e criam uma eterna polaridade em todos os pilares da sua existência.

A voz da consciência que o faz transbordar em seus resultados sai de cena enquanto a reestruturação emocional não acontece e, vencer essa etapa nebulosa exige uma condução lógica e cognitiva, capaz de identificar quem é você e quem é a voz cruel, que teima em desequilibrar sua emoção, que diz em todo o tempo que você não é capaz, que não merece, que não é quem acredita ser e por aí vai. A voz que literalmente quer vencê-lo e acabar com seus sonhos.

Aceitar nossa vulnerabilidade nos fortalece e ousamos mais quando admitimos todos os nossos medos, mas como não fomos treinados para isso, perdemos a noção de o quanto é perigoso estar sempre sob o controle de todas as coisas, ser forte e nunca fraquejar.

Diante da pressão constante é comum se submeter ao conformismo de viver fingindo que tudo está bem, até que a tolerância psicológica é rompida e desencadeiam-se crises depressivas e afins.

Acredite que o crédito das conquistas será sempre de quem está por inteiro na vida, carregando suas marcas, reconhecendo seus limites, vivendo as suas verdades, aprendendo sempre com os erros e resignificando seus resultados, porque sabe que pode mais, que pode muito mais!

“Que se entrega a uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente.”

Trecho do discurso “Cidadania em uma República” (ou “O Homem na Arena”), proferido na Sorbonne por Theodore Roosevelt, em 23 de abril de 1910.

TEXTO DE: Luciene Afonso
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 19 de Dezembro de 2.018.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 24 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Responsabilidade afetiva

Reclamações

Deixe ir