A falta e a felicidade – Valorize o que você tem!

“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos” (Thomas Hardy)

Semana passada escrevi sobre a saúde, o tempo e o dinheiro, e virou polêmica. Parece que o assunto mexe com a felicidade das pessoas em geral. Muitas coisas foram ditas e escritas sobre a felicidade e a sua relação com o tempo, a saúde e o dinheiro. Parece que não há mais nada a ser dito, mas diante de tanta polêmica, resolvi escrever um pouco mais sobre o tema, considerando que a felicidade está justamente naquilo que nos falta.

Seja feliz hoje, não espere o sol do amanhã, viva agora.

A possibilidade de ser feliz parece estar justamente naquilo que não temos, ou seja, em algo distante. Vivemos numa ânsia eterna de ter o que não temos, considerando que é isso que nos fará feliz. Vivemos imaginando como as coisas que não estão ao nosso alcance tem o poder de nos tornar melhores, mais bonitos, mais atraentes, mais vibrantes, mais inteligentes. Vivemos adiando a felicidade, depositando-a ora em alguma coisa, ora em outra coisa.

Vivemos correndo atrás do vento, deixando para ser feliz amanhã. Podemos ter muito, quase tudo, podemos ter o necessário, mas é justamente o que não temos, o que falta nos faz feliz.

O que nos impulsiona é o nada, é a necessidade imaginária de felicidade, proporcionada justamente por aquilo que nos falta.

Muitas vezes passamos muito tempo esperando por algo que não temos que nos fará felizes, mas quando conseguimos este algo, nada muda, parece que a felicidade está do outro lado do rio.

Não deixe para ser feliz amanhã, não deposite a sua felicidade no nada, seja feliz com o que tem. Valorize o que é seu, valorize você, valorize as suas coisas, as suas conquistas. Fale bem do que você tem, fale bem de você, ressalte os seus valores, seus talentos e suas habilidades. Faça marketing positivo de você mesmo e, sobretudo acredite em você.

Não espere um elogio, não espere o reconhecimento, ao contrário vá atrás dele, vá atrás da felicidade.

Continue buscando o novo, o diferente, o que falta, pois é isso que nos mantém vivos. A busca pela completude é a própria felicidade.

Entendam que a felicidade não está em algum lugar, no ponto de chegada, a felicidade está no caminho, na tarefa de viver dia-a-dia. Não espere o nascer do sol de amanhã, aproveite a luz do dia de hoje. Não espere pelo alinhamento dos astros do seu signo, aproveite o movimento do cosmo que te favorece hoje, e seja feliz.

Ande no caminho da luz.

TEXTO DE: Joel Gonzaga de Sousa
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 17 de Janeiro de 2.019.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 24 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva