Só se mantém inteiro quem já teve a cara e o coração partidos

Todos os dias, acordamos com a esperança de que as próximas horas sejam as mais produtivas, agradáveis e simples possíveis. Porém, a verdade é que poucas são as vezes em que estamos perfeitamente em harmonia com nós mesmos e com tudo o que nos cerca.

Por maior que seja a busca por equilíbrio emocional, parece sempre haver algo capaz de atrapalhar – mesmo que por apenas alguns segundos – a nossa paz interior, interferindo diretamente em cada decisão a ser tomada, a partir daquele instante.

Existem os problemas no trabalho que, claro, todos sabemos, não devem ser levados para casa. Mas diga-me, se for capaz: como ter uma mesma cabeça para todas as situações, sem misturar os pensamentos que estão dentro dela? Existem as insônias, que parecem vir de algum lugar distante e que, na verdade, são provenientes daquilo que está perto o suficiente para nos fazer fugir, ao invés de encarar, frente a frente, a raiz do excesso de perguntas que inundam todo e qualquer silêncio.

E, remexendo o interior, não é difícil encontrar uma ferida que, apesar de existir há tempos, ainda sangra se for remexida. Ah, as nossas feridas! Não somamos ainda o total de danos causados por nossa negligência em tratar dessas feridas, antes que elas criem uma casca grossa que parece ser cura, mas que na verdade é apenas isto: casca. E toda casca pode ser arrancada, não importa o quão grudada esteja.

Toda pessoa – por mais sã que pareça ser – traz consigo as marcas das batalhas diárias travadas em casa, no ônibus, no trabalho, na faculdade e em qualquer outro ambiente onde estejam outros seres humanos.

Só conhece a própria dor quem a vivencia, da mesma forma que apenas quem sente o ardor, é capaz de curá-lo.

É triste partir a cara, é desesperador partir o coração. Mas não há nesta Terra alguém que ainda não tenha se partido por inteiro devido a uma decepção, uma traição, uma desilusão ou simplesmente por acreditar demais. Porém, o fator mais importante não é estar partido, e sim o processo de reconstrução. O que determina sua próxima etapa é a forma como você se permite adentrá-la, e não o que aconteceu na etapa anterior.

Você pode permanecer despedaçado, como um espelho que, após ser balançado pelo vento, caiu e ficou no chão, esperando que alguém recolha seus cacos e adorne a parede com outro espelho. Mas isso não lhe trará nada além de um imenso vazio por perceber que você não é um espelho, e portanto, ninguém irá retirá-lo do chão.

Você é uma pessoa, e pessoas conseguem se levantar sozinhas. Pessoas, às vezes, necessitam de um período de reclusão para absorverem o que aconteceu e se recomporem, mas esse período não dura para sempre, a menos que você o eternize.

O que estou dizendo é que, sim, você pode sentir a sua dor. Na verdade, você deve senti-la e absorver o máximo dessa situação. Isso o fortalecerá para outras coisas, e fará com que situações que antes pareciam tão angustiantes, passem a ser menor em proporção de sofrimento. Porém, você não pode fechar todas as portas da sua vida para o sol, e ficar mofando seu coração.

É preciso levantar-se e “colar” com as próprias mãos cada pedacinho do seu coração e também da sua cara. É claro que, de início, haverá muitas rachaduras e espaços mal colados, mas isso não pode impedir-lhe de viver.

Quando se cola um objeto quebrado, é preciso expô-lo ao sol para secar; da mesma forma, quando “colamos” a nós mesmos, precisamos do calor do sol, das pessoas, das risadas, dos abraços, e de toda forma de luz a qual pudermos ser expostos, para que a secagem ocorra de maneira mais fácil e eficaz.

Permanecer escondido em suas emoções e sentimentos não lhe pouparão de, mais uma vez, se frustrar. O mundo é composto por pessoas, e cada um de nós tem sua formação, ideias e opiniões.

Por isso, constantemente nos surpreendemos com o outro; estamos sempre esperando algo de alguém, quando não sabemos ao certo nem mesmo o que somos capazes de fazer.

Junte seus pedacinhos – cada um deles – e comece a se reconstruir. Se possível, ainda hoje. Desprenda-se do que passou, e pouco a pouco volte a amar tudo o que há em você. Levará algum tempo até as coisas estarem em dia, mas quando terminar o processo, você perceberá o quanto cada dia vivido valeu a pena.

Quando olhar para trás, você encontrará uma pessoa que um dia foi destruída, mas que conseguiu se levantar e não desistiu de ser feliz, apesar das muitas circunstâncias contrárias ao seu redor, e isso encherá seu coração de felicidade. Não desista de lutar por você, e de forma alguma deixe de acreditar no seu potencial, independente da área de sua vida que foi afetada pelo que aconteceu. Você não é o que dizem de você; você é o que faz por si e pelos outros.

Lembre-se: só se mantém inteiro quem já teve a cara e o coração partidos. Então, saiba que você é capaz de não cair quando um novo abalo vier.

TEXTO DE: Raquel Gonçalves 
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 02 de Fevereiro de 2.019.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 25 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva