Relação Abusiva não é amor!

A relação abusiva está cada vez mais presente em nossa sociedade. É uma relação onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o desejo de controlar o parceiro. Esse comportamento inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa todos os limites causando muito sofrimento.

A pessoa que é vítima do abuso geralmente não enxerga a situação ou simplesmente se recusa a admitir que a pessoa amada seja um agressor abusivo.

Os principais fatores de um relacionamento abusivo são o ciúme e possessividade exagerados, controle sob as decisões e ações do parceiro, violência verbal ou física, isolamento do parceiro do convívio com amigos e familiares e como consequência, a pessoa fica frágil e com mais dificuldade de sair dessa relação.

Para identificar uma relação abusiva, a pessoa deve se atentar aos sinais e excessos em relação ao controle, possessividade, ciúmes, violência, agressividade, e questionar se tais atitudes têm causado desconforto ou mal estar frequentes.

Se nos últimos tempos você se sente criticado, tenso, triste, angustiado, rejeitado, humilhado, com baixa autoestima, sem controle da sua vida, isolado, culpado de tudo o que acontece, obrigado a se mostrar feliz ou fazer o outro feliz para evitar uma briga, é porque existe um relacionamento abusivo.

Cortar uma relação doentia é o mais difícil de se fazer, porque há um contato muito próximo entre você e a pessoa. E se adicionarmos a manipulação a tudo isso, fica ainda pior.

O abusador sempre tentará se justificar por tudo o que faz, já que está convencido de que está certo. Outras dificuldades para sair desse tipo de relacionamento costumam ser a insegurança, a incerteza, medo de reações do parceiro, acreditar que o parceiro poderá mudar suas atitudes.

O abuso emocional fere enormemente uma pessoa e, em muitos casos, essa ferida pode ser permanente. Por isso se diz que ele é mais perigoso que o abuso físico. A vítima dessa violência muda sua atitude, seu estilo de vida, seus costumes para agradar o parceiro.

Embora as dificuldades estejam presentes é fundamental que a pessoa identifique um relacionamento abusivo, busque ajuda e conte com o apoio familiar, essencial para sentir-se acolhida, amada, protegida e segura.

Nenhuma dor dura para sempre, e isso vai passar. O pesadelo acabou, você agora pode recomeçar a sua vida. Valorize cada minuto da sua liberdade, ame a si mesmo mais do que qualquer outra coisa.

Que tudo aquilo que você viveu de ruim seja exemplo para pessoas que estão na mesma condição procurarem ajuda, que toda a sua coragem inspire outras mulheres a saírem de relações insustentáveis. Você está livre e merece ser muito feliz!

TEXTO DE: Ana Carolina Pafetti
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 12 de Março de 2.019.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 25 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva