Uma grande ilusão: acreditar que você consegue mudar o caráter do outro

Há uma grande ilusão que as pessoas costumam alimentar: a de que podem mudar o caráter de alguém.

Eu vejo, com frequência, pessoas fazendo cara de paisagem para alertas preocupantes que o parceiro emite, logo no início da relação. Vejo mulheres acreditando que serão capazes de transformar homens mulherengos e cheio de vícios em parceiros monogâmicos e curados.

Há ainda aquelas que culpam as ex do parceiro pela má conduta dele. Aquela história de “fulana não teve sabedoria, por isso o fulano era ruim com ela”.

A pessoa está sinalizando que não está na frequência da outra, a incompatibilidade está escrita em letras garrafais, mas não adianta.

Um homem conservador conhece uma mulher completamente livre em sua forma de ser e se comportar, e ele cisma de querê-la porque ficou fascinado pela beleza dela.

Fica claro que eles não combinam, os valores e os estilos de vida deles não dialogam, mas o cara investe todas as fichas nessa conquista.

Nada demais em se fascinar pelo diferente, mas nesse caso, o homem tem a pretensão clara de transformar essa mulher em alguém ideal para ele. Ele quer aproveitar a beleza física dela e modificar todo o resto, como quem faz uma reforma em um imóvel.

Há casos em que uma mulher percebe, pelas redes sociais, que um determinado homem tem uma vida bem desregrada. O cara é galanteador com todas as mulheres, inclusive as casadas. Mesmo assim, ela se interessa e acredita que, tão logo eles iniciem um relacionamento, ele vai abandonar aquela postura e vai ter olhos só para ela. É um tiro no pé, coitada!

Acontece de eles se envolverem e o cara piorar a postura, pois passa a assediar as amigas dela, inclusive.

Eu não sei ao certo o que leva uma pessoa a alimentar uma expectativa desse nível, a de transformar o caráter ou personalidade de alguém.

Uma pessoa dessa é, no mínimo, muito pretensiosa. O lema delas é: “comigo ele (a) será diferente”.

Existem muitas pessoas pagando com a própria dignidade esse desafio de mostrar que podem “reciclar” outras.

TEXTO DE: Ivonete Rosa
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 13 de Março de 2.019.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 25 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva