Uma lágrima verdadeira pode ser mais poderosa do que mil palavras repetidas.

Lágrimas de felicidade não existem. Você sabia?

São tantos os motivos de uma lágrima derramada.

E muitas lágrimas derramam muitas histórias, por elas escorrem muitos sentimentos. Cada um sabe o esforço que faz e o alívio que sente quando elas encharcam seu rosto

Lágrimas trazem benefícios, para o corpo, para a alma, para o humor e há toda uma história natural e cultural por trás do pranto.

Estudos realizados pelo professor Tom Lutz, da Universidade de Lowa, nos Estados Unidos, sugerem que, ao contrário do que se pensa, o choro não é um fim, um momento de clímax emocional para desafogar uma tensão. Ele se manifesta, na verdade, quando o organismo está se restabelecendo da profusão de emoções.

Trata-se de uma reação pós-crise, como um calmante, já que quando as lágrimas começam a secar, vamos nos restabelecendo. É calma, alento, força, conforto.

Costumamos citar as lágrimas também como de alegria; porém, é interessante saber que análises do fenômeno registraram que o choro de alegria não é por felicidade, mas sim pela recuperação de algum “trauma” ou tristeza, angústia, um alívio após uma situação que chegou ao fim.

Quando as emoções afloram e o pranto chega é como se estivéssemos extravasando tudo aquilo que absorvemos de um esforço, uma espera, um reconhecimento, o fim de um ciclo ou uma etapa, um resultado.

Agora, nas próximas vezes em que você estiver entorpecido por lágrimas de felicidade, lembre-se: existia algo por trás que estava reprimido e foi abrandado.

Quando o choro for de angústia, tristeza, frustração, decepção, dor, saudade e tiver outros motivos, saiba que haverá um outro choro, logo ali, que vai deixar tudo isto para trás.

E antes que você continue vendo nas lágrimas sinal de fracasso, culpa, derrota, lembre-se de que, se elas existem, são para serem usadas.

O choro é bíblico, os maiores nomes da história derramaram suas lágrimas e tantas outras foram contatadas em prantos ou com faces aliviadas.

Uma lágrima verdadeira pode ser mais poderosa do que mil palavras repetidas. O sentimento contido nela não consegue ser disfarçado e nos deixa mais próximos da nossa essência. Ele nos desnuda e nos humaniza.

O filósofo americano Nicholas Wolterstorff uma vez disse: “Olharei o mundo através das lágrimas. Talvez eu veja coisas que eu não veria com os olhos secos.”

Agora a gente já sabe enxergar essa tal “felicidade” que transborda pelos olhos e entender que o coração apenas se revelou num “enfim”.

TEXTO DE: Kênia Casagrande  

OBS.: Vai compartilhar? Respeite a autoria do texto.
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 05 de Dezembro de 2.019.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 26 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Responsabilidade afetiva

Reclamações

Deixe ir