Depressão é doença. Mas doente mesmo é quem faz pouco da tristeza do outro.

É triste, mas eu compreendo que, para muitas pessoas, dar cabo da própria existência seja o único meio de fazer parar de doer.

Eu compreendo Flávio Migliaccio. Compreendo sua dor e lamento tanto julgamento velado e explícito a quem tira a própria vida.

Há um levantamento recente da Organização Mundial da Saúde dando conta de um número assustador: a cada quarenta segundos, uma pessoa comete suicídio em algum canto do mundo. É muita gente. É muita dor.

É triste, mas eu compreendo que, para muitas pessoas, dar cabo da própria existência seja o único meio de fazer parar de doer.

Eu compreendo que a potência mesma da vida, essa pulsão de viver que nos estimula e encoraja a fazer coisas, também pode se tornar arroubo de morte.

Para querer morrer, é preciso estar muito vivo, sensível, sensibilizado.

Padecendo da mesma vida, esse fabuloso banquete de sentidos que ora é uma festa de delícias, ora é uma xepa de agonias.

Só deseja morrer quem já não suporta a vida que passa através de seu corpo receptivo, fragilizado pela impossibilidade, o desespero e o sofrimento.

Tanta gente negando a própria tristeza e escancarando o desconsolo alheio, eu também compreendo.

É mais fácil esconder as nossas penas e revelar as do outro que assumir as nossas culpas, nossas faltas, nossos males.

Eu compreendo, ahhh… como eu compreendo que um país como o nosso, que tanto maltrata sua gente que trabalha, seus empregados e empregadores, seus vendedores de rua e suas donas de casa, seus garis e seus doutores, seus operários e seus artistas, só pode mesmo produzir tristeza em escala industrial.

E eu compreendo sobretudo que a depressão é uma doença.

Mas que doente mesmo é quem faz pouco da tristeza do outro.

TEXTO DE: André J. Gomes

OBS.: Vai compartilhar?

Respeite a autoria do texto.
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 25 de Maio de 2.020.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 27 anos.
* * * * * * * * * * * * * * *
TONINHO LIMA
Radialista Liberdade FM
https://www.toninholima.com.br
https://natalsolidario.toninholima.com.br
Loja: https://www.magazinevoce.com.br/toninholima
Perfil Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaperfil6
Canal No Youtube: https://www.youtube.com/c/toninholimaradialista
Instagram: @toninholimaradialista
Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Responsabilidade afetiva

Reclamações

Deixe ir