A fórmula mais exata para produzir um imbecil é mimando-o "Leandro Karnal"


Não é preciso olhar muito longe para encontrarmos pais e mães que parecem oferecer o mundo aos filhos. Seja porque nunca tiveram muitas oportunidades ou porque querem dar sequência à tradição familiar de deixar todas as portas abertas para as futuras gerações, essas pessoas desde cedo entregam prontamente aos pequenos tudo e mais um pouco, facilitando muito o seu caminho pela vida.
 

Esses pais, com toda certeza, têm as melhores intenções ao agir dessa maneira, eles querem fazer com que os seus filhos cresçam numa família saudável e bem estruturada, querem atender a todas as suas necessidades e guiá-los por um caminho saudável. Entretanto, há controvérsias sobre atitudes como essa. A necessidade frequente de entregar tudo de mão beijada aos filhos é popularmente conhecida como “mimo”, e muita gente é contra esse tipo de criação. Isso porque, embora essas atitudes tenham um lado positivo, também podem ensinar às crianças alguns padrões tóxicos de comportamento, com reflexos nada agradáveis na sua vida adulta. 

Leandro Karnal, professor e historiador conhecido por suas reflexões sobre todas as áreas da vida, inclusive a criação de filhos, falou sobre as consequências do mimo em uma palestra. Sempre sincero, ele fez algumas críticas à criação baseada no mimo e se inspirou em algumas frases de sua família para deixar importante lição para o seu público. 

Karnal começa a reflexão usando uma metáfora que disse ser em homenagem ao seu avô: “Até a terceira semana, se um pintinho romper a casca do ovo, morre. Ele não tem condições de viver no meio ambiente. Se ele não romper no 21º dia, ele morre”. Com essa frase, podemos compreender que é necessário sermos independentes desde os primeiros dias de vida, com os devidos cuidados, é claro. 

Em seguida, ele diz que as coisas que nos protegem também podem nos sufocar, e as que nos guiaram até aqui, em algum momento, podem atrapalhar nosso caminhar, referindo-se ao excesso de proteção e cuidado dos pais. Em uma declaração bem mais ácida, Karnal disse que “a forma mais exata para produzir um imbecil é mimando-o”. Ele acrescenta: “O mimo é a fórmula infalível para produzir um idiota. Basta protegê-lo totalmente do mundo, e ele vai chegar ao mundo como um pintinho incapaz de romper a casca”. 

Adotando uma postura contra o excesso de mimo dos pais, o professor pontuou que aqueles que criam os filhos dessa maneira acabam por transmitir-lhes uma mensagem equivocada de que encontrarão pai e mãe em todos os adultos que passarem por seu caminho. Segundo Karnal, não é assim que as coisas se sucedem na vida real, porque nem todas as pessoas são como nossos pais, que acham maravilhoso tudo que fazemos, e sempre saem do próprio caminho para nos oferecer o que precisamos. 

Ele menciona que encontramos genros, noras, chefes, síndicos e sogras na vida e que não estamos preparados para lidar com esses relacionamentos se tivermos sido criados com base em mimos. De maneira didática, mas com o objetivo de alertar, o historiador pontua que é sim papel dos pais alimentar, vacinar e proteger os filhos, mas também é necessário lhes permitir cair e ensiná-los que todas as suas ações correspondem a uma reação. Ele ainda cita uma frase que sua mãe sempre lhe dizia: “Tudo que começa com ‘eu’ é seu (…) Não me traga problemas que comecem com ‘eu’, só traga problemas que comecem com ‘nós’”.

TEXTO DE: Luiza Fletcher

* * * * * * * * * * * * * * *

IMPORTANTE: Se a mensagem do vídeo não coincidir com o texto publicado, é que em respeito ao autor aqui o texto foi publicado na íntegra, mas passou por edição na MENSAGEM DO DIA, devido a direção da emissora, numa intenção de fazer ajustes no formato do programa, NÃO permitir mais a leitura de mensagens que ultrapassem dois minutos. 

* * * * * * * * * * * * * * *

OBS.: Vai compartilhar? Respeite a autoria do texto.

* * * * * * * * * * * * * * *

Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 22 de Janeiro de 2.022.

* * * * * * * * * * * * * * *

AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 29 anos.

* * * * * * * * * * * * * * *

TONINHO LIMA

Radialista Liberdade FM

https://www.toninholima.com.br

https://natalsolidario.toninholima.com.br

Loja: https://www.parceiromagalu.com.br/magazinetoninholima

Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaradialista

Youtube: https://www.youtube.com/c/toninholimaradialista

Instagram: @toninholimaradialista

Twitter: @toninholimarad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Responsabilidade afetiva

Reclamações

Deixe ir