Responsabilidade afetiva


Responsabilidade afetiva está no cuidado que temos com o coração do outro. É no alinhamento das expectativas e do que se espera de uma relação. 

Nunca se deve fazer o outro criar esperanças sobre aquilo que não estamos dispostos a oferecer. É crueldade com os afetos deixar que nasçam expectativas que nunca serão realizadas. 

Ser responsável afetivamente não está em ser recíproco, está em ser claro sobre os próprios sentimentos, sobre o seu momento, sobre os seus limites, sobre o que pode oferecer naquele estágio do contato a dois. 

Dói quando alguém não é recíproco. Mas dói mais quando não é, depois de fazer acreditar que fosse. Dói o engano, a decepção, a esperança que morreu depois de ter sido alimentada por tanto tempo. 

O outro precisa ter conhecimento do que está sendo oferecido para ter o direito de decidir ficar ou não. É esse respeito que torna as relações saudáveis, mesmo que sejam relações casuais ou passageiras. 

É sobre comunicar e analisar se há um alinhamento entre o que ambos buscam e tem a oferecer. A comunicação evita feridas. 

Nem sempre vamos amar alguém de volta, querer as mesmas coisas, sonhar os mesmos sonhos. Mas ter responsabilidade emocional é o mínimo e o necessário que alguém deve oferecer ao tocar o coração de alguém.

TEXTO DE: Alexandro Gruber

* * * * * * * * * * * * * * *

IMPORTANTE: Se a mensagem do vídeo não coincidir com o texto publicado, é que em respeito ao autor aqui o texto foi publicado na íntegra, mas passou por edição na MENSAGEM DO DIA, devido a direção da emissora, numa intenção de fazer ajustes no formato do programa, NÃO permitir mais a leitura de mensagens que ultrapassem dois minutos. 

* * * * * * * * * * * * * * *

OBS.: Vai compartilhar? Respeite a autoria do texto.

* * * * * * * * * * * * * * *

Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 14 de Outubro de 2.023.

* * * * * * * * * * * * * * *

AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 30 anos.

* * * * * * * * * * * * * * *

TONINHO LIMA

Radialista Liberdade FM

https://www.toninholima.com.br

https://natalsolidario.toninholima.com.br

Loja: https://www.parceiromagalu.com.br/magazinetoninholima

Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaradialista

Youtube: Youtube: https://youtube.com/@TONINHOLIMARadialista

Instagram: @toninholimaradialista

Twitter: @toninholimarad

TikTok: @toninholimaradialista

Koo: @toninholimaradialista

Threads: @toninholimaradialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém