A MENSAGEM DO DIA OU MOMENTO DE REFLEXÃO é o quadro de maior audiência do Programa Madrugada Viva Liberdade FM, apresentado diariamente pelo Radialista Toninho Lima na Rádio Liberdade FM. São mensagens de paz, fé, amor e otimismo que nos ajudam no dia a dia. Ouça ao vivo através do site www.toninholima.com.br.
É possível ter amizades verdadeiras hoje?
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Outro dia fui questionado sobre amizade. E a pergunta era: “Hoje, é possível ter amizades verdadeiras?”. E, para mim, a resposta é simples e também verdadeira: sim, claro que sim!
O assunto da amizade é tratado por todos a muito tempo e todo mundo tem ou já teve alguém para chamar de amigo e até algo pra falar sobre amizade. No entanto, não é sobre ter ou não ter amigos que quero tratar aqui, e sim sobre a amizade verdadeira.
O que, então, seriam amizades verdadeiras?
Acho que a própria expressão já se explica e se autofundamenta: trata-se de uma amizade baseada, fundada na verdade. Mas em qual verdade? Bom, para nós, cristãos, a Verdade é uma pessoa: Jesus! Ele é, por excelência, o revelador da Verdade, e a Verdade que Jesus veio revelar, antes de tudo, é que eu e você, todos nós, somos filhos do mesmo Pai e criador de tudo e de todos. Veja, a partir dessa revelação, algumas coisas começam a ficar mais claras e tomam um corpo novo; se todos nós somos filhos do mesmo Pai, cada um de nós é, portanto, irmão de outros.
Logo, uma amizade verdadeira brota da fraternidade que Cristo vem revelar e exemplificar. Sim, pois o tipo de fraternidade que Cristo nos propõe está fundamentada no Seu principal ensinamento, mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, e, no desdobramento desse, que diz: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”.
Amar o outro como a si mesmo é o mandamento da amizade verdadeira. E amar é sinônimo de dar a vida.
TEXTO DE: Carla Picolotto
* * * * * * * * * * * * * * *
IMPORTANTE: Se a mensagem do vídeo não coincidir com o texto publicado, é que em respeito ao autor aqui o texto foi publicado na íntegra, mas passou por edição na MENSAGEM DO DIA, devido a direção da emissora, numa intenção de fazer ajustes no formato do programa, NÃO permitir mais a leitura de mensagens que ultrapassem dois minutos.
* * * * * * * * * * * * * * *
OBS.: Vai compartilhar? Respeite a autoria do texto.
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 16 de Dezembro de 2.023.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 30 anos.
Renasça sempre que for preciso. Acredite na força dos recomeços. Dê uma chance para os novos caminhos, os novos amores, as novas experiências e se permita sonhar um sonho novo. Uma das únicas certezas da vida é que tudo muda e se transforma constantemente. Não dê o poder de experiências que já passaram comandarem a sua vida hoje. O passado não volta mais, mas pode lhe ensinar a viver o presente com mais sabedoria e a moldar o futuro que você deseja. Desapegue do velho, das velhas certezas, dos planos e pessoas que não fazem mais sentido e deixe nascer sua nova versão. Depois que você coloca alguns pontos finais você descobre que existem novas (e melhores) histórias esperando por você. TEXTO DE AUTORIA DE: Alexandro Gruber * * * * * * * * * * * * * * * IMPORTANTE: Se a mensagem do vídeo não coincidir com o texto publicado, é que em respeito ao autor aqui o texto foi publicado na íntegra, mas passou por edição na MENSAGEM DO DIA, devido a direção da emissora, numa ...
Responsabilidade afetiva está no cuidado que temos com o coração do outro. É no alinhamento das expectativas e do que se espera de uma relação. Nunca se deve fazer o outro criar esperanças sobre aquilo que não estamos dispostos a oferecer. É crueldade com os afetos deixar que nasçam expectativas que nunca serão realizadas. Ser responsável afetivamente não está em ser recíproco, está em ser claro sobre os próprios sentimentos, sobre o seu momento, sobre os seus limites, sobre o que pode oferecer naquele estágio do contato a dois. Dói quando alguém não é recíproco. Mas dói mais quando não é, depois de fazer acreditar que fosse. Dói o engano, a decepção, a esperança que morreu depois de ter sido alimentada por tanto tempo. O outro precisa ter conhecimento do que está sendo oferecido para ter o direito de decidir ficar ou não. É esse respeito que torna as relações saudáveis, mesmo que sejam relações casuais ou passageiras. É sobre comunicar e analisar se há um ...
Deixe ir todas as expectativas que você alimenta sobre os outros. Deixe ir a crença de que as pessoas têm a responsabilidade de cuidar de você. Deixe ir quem não te agrega, quem não te acrescenta, quem não faz questão de estar na sua vida e te fazer bem. Deixe ir as críticas que você joga sobre si mesmo, os pensamentos negativos e esse hábito de acreditar que você é sempre insuficiente. Deixe ir as mágoas pelo passado, aquele costume de viver pensando no que “deu errado”, no que “poderia” ter acontecido e não aconteceu. Deixe ir essas culpas por não ter sido melhor do que você pode ser. Deixe ir esses medos do amanhã, essa insegurança que te prende, essa timidez que te aprisiona. Deixe ir a dúvida, a decepção, o rancor. Deixe ir a sua dor! Inspire... expire... e apenas deixe ir! Por que você insiste em se agarrar no que te faz mal? Ser feliz nem sempre é sobre conquistar, muitas vezes é sobre aprender a deixar ir. Segurar o que te faz mal machuca mais do qu...
Comentários