Não há amor externo que tire a tarefa de aprender


Buscamos alguém para amar, ou buscamos alguém para tentar substituir com seu afeto nossa falta de amor com nós mesmos. O amor do outro é bom, porém não substitui a necessidade do próprio.

Nenhum amor externo poderá nos preencher, e talvez nem o amor-próprio faça isso. Mas certamente ele nos protege de desamores, de pessoas confusas e evita que a carência nos faça desaguar nosso afeto em relacionamentos tóxicos.

Se amar mais do que algo belo, é algo necessário. E não é fácil se amar. Mais fácil é esperar alguém que nos ame e nos aceite. Desafiador é aprender a se amar carregando junto nossas dores e imperfeições, nossas expectativas inatingíveis, nossas comparações cruéis e uma série de experiências antigas mal compreendidas, que nos passaram a falsa impressão de que não merecíamos amor.

Mas o amor-próprio também é isso. Essa insistência em se gostar e em acreditar que merecemos afeto, apesar de tudo. Que merecemos nos tratar bem, mesmo com todas nossas imperfeições. Amor-próprio não é só conceito, é trabalho.

Amar-se é um autoencontro. É abraçar a própria alma. É dizer a si mesmo: eu te enxergo e te aceito. É não fazer das próprias imperfeições um motivo para rejeitar-se. É vê-las como trabalho interior em prol desse bem maior que é o cuidado de si mesmo. Não, amar-se não é fácil. Mas é transformador, necessário é fundamental.

Só quem se ama encontra a força necessária para seguir e não negar a si mesmo o direito de ser feliz. Junto a alguém ou não, mas certamente (e eternamente) junto de si.

TEXTO DE AUTORIA DE: Alexandro Gruber

* * * * * * * * * * * * * * *

IMPORTANTE: Se a mensagem do vídeo não coincidir com o texto publicado, é que em respeito ao autor aqui o texto foi publicado na íntegra, mas passou por edição na MENSAGEM DO DIA, devido a direção da emissora, numa intenção de fazer ajustes no formato do programa, NÃO permitir mais a leitura de mensagens que ultrapassem dois minutos.

* * * * * * * * * * * * * * *

OBS.: Vai compartilhar? Respeite a autoria do texto.

* * * * * * * * * * * * * * *

Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 15 de Março de 2.025.

* * * * * * * * * * * * * * *

AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 32 anos.

* * * * * * * * * * * * * * *

TONINHO LIMA

Radialista Liberdade FM

https://www.toninholima.com.br

https://natalsolidario.toninholima.com.br

Loja: https://www.parceiromagalu.com.br/magazinetoninholima

Facebook: https://www.facebook.com/toninholimaradialista

Youtube: Youtube: https://youtube.com/@TONINHOLIMARadialista

Instagram: @toninholimaradialista

Twitter: @toninholimarad

TikTok: @toninholimaradialista

Koo: @toninholimaradialista

Threads: @toninholimaradialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renasça sempre que for preciso

Responsabilidade afetiva

Deixe ir